terça-feira, 16 de maio de 2017

Jornal Tribuna do Pampa (Candiota) - 16 de maio de 2017


LEIA A NOTÍCIA:

Meio Ambiente: UTE Pampa Sul realizará três semanas de educação ambiental

Dentro do cronograma de atividades previstas a serem desenvolvidas pelo Programa de Educação Ambiental, que inclui as comunidades da área de influência direta da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) e as empresas que estão atuando nas obras da Usina, estão previstas para a partir desta terça-feira (16), mais uma série de encontros para tratar de temáticas relacionadas a educação ambiental, preservação e cuidados com o meio ambiente. 

O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Roger Stamm, destaca que a proposta do Programa de Educação Ambiental é que, a partir da participação nos projetos, as comunidades e os trabalhadores da obra possam ampliar seus conhecimentos sobre os cuidados com o meio ambiente. Para isso, as comunidades participam de encontros que desenvolvem temáticas de interesse de cada grupo. 

Nesta campanha, as comunidades de João Emílio e da zona urbana de Hulha Negra realizarão atividades dentro do projeto “Cuidar”, que contará com a presença de uma psicóloga para abordar vários temas. Já na Trigolândia, e nas escolas Neli Betemps, Monteiro Lobato Nova etapa de educação ambiental começa nesta terça-feira, 16 e Gente Feliz, o projeto em desenvolvimento é o “Meu Pampa Limpo”. Nas Vilas Residencial, Operária, São Simão e bairro União serão realizadas atividades do projeto “Viva a natureza viva”, com práticas de plantio em hortas verticais. 

Para a Vila do Seival, local onde a UTE Pampa Sul está sendo construída, estão programadas mais atividades, envolvendo a comunidade e as escolas. Serão realizadas ações do projeto “Batalha Ambiental”, que tratará com a comunidade a temática dos resíduos e realizará uma oficina de reuso de bobinas, e do projeto “Cuidar” que promoverá uma reforma da horta escolar da E.E.E.F. Seival, além de uma ação de apoio à Associação de Moradores de Seival com grupo de mulheres, que terão um dia de beleza e sessão fotográfica em pontos históricos de Seival. 

A Vila do Seival será contemplada ainda com atividades de Educação Patrimonial. A primeira será uma ação com a comunidade que terá como tema “O presente estabelecendo indagações ao passado pelo viés da educação patrimonial”, quando será trabalhado o patrimônio humano com a prática da constru- ção da árvore genealógica de cada participante. Na Escola Seival os docentes participarão de atividades com o tema: “A Educação Patrimonial como experiência multidisciplinar” com o propósito de organizar as próximas ações a serem desenvolvidas com os alunos. No caso dos proprietários de áreas vizinhas as obras da Linha de Transmissão e da correia transportadora de carvão, são realizadas visitas que tratarão sobre os impactos ocasionados pela implantação e operação da Linha de Transmissão e da correia transportadora de carvão. 

Nesta campanha, também será realizada a IV edição do curso de Multiplicadores Ambientais. “Este curso é destinado a pessoas que trabalham nas obras da UTE Pampa Sul com o objetivo de repassar informações sobre cuidados com o meio ambiente, possibilitando que os participantes possam tornar-se multiplicadores dos conhecimentos e, assim, colaborar com a preservação e cuidados com o meio ambiente para as próximas gerações”, destaca Stamm. 

Todas as atividades fazem parte do licenciamento ambiental da UTE Pampa Sul conduzido pelo Ibama, são gratuitas e desenvolvidas pela empresa Innato.

Cronograma de atividades
16/05 – 7h e 7h30: Diálogo Diário de Segurança (DDS) com empresas que atuam nas obras de Linha de Transmissão e correia transportadora de carvão;
17/05 – 7h: DDS com empresa que atua na obra da barragem; 8h às 16h30: IV Curso de Multiplicadores Ambientais;
18/05 – 7h, 7h30 e 8h: DDS com empresas que atuam na obra da UTE Pampa Sul; 14h30 – Atividade com grupo do CRAS do Dario Lassance;
19/05 – 7h30: DDS com empresa que atua na obra da UTE Pampa Sul; 10h30 – Atividade na E.E.E.F. Seival 14h30 – Atividade na E.M.E.I. Gente Feliz;
20/05 – 9h: Atividade com a comunidade de Seival (no Piquete Raízes do Seival);
22/05 – 14h: Atividade com a comunidade da Trigolândia (no salão da Igreja);
23/05 – manhã e tarde: Atividade na E.E.E.F. Seival; 18h30 – Atividade com a comunidade de Seival (no Piquete Raízes do Seival);
24/04 – 14h30: Atividade com grupo do CRAS de Hulha Negra; 18h: Atividade na E.E.E.M Jerônimo na Vila Residencial;
25/05 – Atividade na E.M.E.F. Neli Betemps; 18h – Atividade com comunidade de João Emílio (na Associação de Moradores);
26/05 – manhã e tarde: Atividade na E.M.E.F. Neli Betemps;
29, 30 e 31/05 – manhã e tarde: Atividade na E.M.E.F. Monteiro Lobato, na Hulha Negra;
01/06 – 7h e 7h30: DDS com empresas que atuam nas obras de Linha de Transmissão e correia transportadora de carvão; 14h: Atividade complementar com SMA de Hulha Negra;
02/06 – 17h: Atividade com Associação demoradores do Seival (no Piquete Combate do Seival);
03/06 – 14h – Atividade comunidades da Vila Operária e São Simão.
Dias 16, 18, 20, 27 de maio e 03 de junho serão realizadas visitas aos proprietários das áreas vizinhas as obras da Linha de Transmissão e correia transportadora de carvão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário