sexta-feira, 12 de maio de 2017

Jornal Tribuna do Pampa (Candiota) - 12 de maio de 2017



LEIA A NOTÍCIA:
UTE Pampa Sul: Estruturas metálicas da correia transportadora de carvão começam a ser montadas
A expectativa é que a obra estará comissionada e pronta para operação no final de 2017

Para operar, a UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) utilizará o carvão mineral como combustível e, para transportar o carvão da mina até a Usina, está sendo construída uma correia transportadora de carvão, que contará com 4,17 km de extensão e uma capacidade de transporte de 550 toneladas de carvão por hora. 

O obra da correia está sob responsabilidade da empresa TMSA e teve início pela supressão vegetal da área. Após, foi iniciada a construção dos acessos e das bases civis, atividade que permitiu o início da montagem da estrutura metálica da correia. O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Roger Stamm, explica que, nesta etapa, estão sendo executadas as obras de instalação das estruturas metálicas (apoios, treliças, galerias e torres), para que possam ser montados os equipamentos eletromecânicos, como roletes, correia tubular, acionamentos, sistema de tensionamento da correia, proteções, sistemas auxiliares de abatimento de pó, equipamentos auxiliares, bem como todos os componentes elétricos e da subestação de energia. “Quando a montagem eletromecânica do sistema estiver completa, iniciam-se os testes em vazio (sem carvão) das correias, analisando seu comportamento realizando os ajustes necessários para o pleno funcionamento com carga, bem como exaustivos testes dos sistemas de segurança. 

Após os testes em vazio, iniciam-se os testes com carga (com carvão), onde aos poucos a carga é incrementada e analisa-se todo o comportamento estático, dinâmico, elétrico e de controle do equipamento”, detalha Stamm. 

Quando a obra da Correia Transportadora de Carvão estiver em seu pico, cerca de 250 pessoas deverão estar atuando diretamente e indiretamente na obra. 

Stamm destaca que um diferencial da Correia Transportadora de Carvão da UTE Pampa Sul está na tecnologia utilizada, já que por tratar-se de uma estrutura fechada, haverá a redução de ruídos e emissão de poeira. Além disso, no trecho em que a correia passa perto da Vila do Seival, será implantada uma cortina vegetal, visando minimizar os impactos do empreendimento para a população.

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