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UTE Pampa Sul: Estruturas metálicas da correia transportadora de carvão começam a ser montadas
A expectativa é que a obra estará comissionada
e pronta para operação no final de 2017
Para operar, a UTE
Pampa Sul (Miroel
Wolowski) utilizará
o carvão mineral como combustível
e, para transportar o
carvão da mina até a Usina,
está sendo construída uma
correia transportadora de
carvão, que contará com
4,17 km de extensão e uma
capacidade de transporte de
550 toneladas de carvão por
hora.
O obra da correia
está sob responsabilidade da
empresa TMSA e teve início
pela supressão vegetal da
área. Após, foi iniciada a
construção dos acessos e das
bases civis, atividade que
permitiu o início da montagem
da estrutura metálica da
correia. O gerente socioambiental
da UTE Pampa Sul,
Hugo Roger Stamm, explica
que, nesta etapa, estão sendo
executadas as obras de
instalação das estruturas
metálicas (apoios, treliças,
galerias e torres), para que
possam ser montados os
equipamentos eletromecânicos, como roletes, correia
tubular, acionamentos, sistema
de tensionamento da
correia, proteções, sistemas
auxiliares de abatimento de
pó, equipamentos auxiliares,
bem como todos os componentes
elétricos e da subestação
de energia. “Quando
a montagem eletromecânica
do sistema estiver completa,
iniciam-se os testes em vazio
(sem carvão) das correias,
analisando seu comportamento
realizando os ajustes
necessários para o pleno
funcionamento com carga,
bem como exaustivos testes
dos sistemas de segurança.
Após os testes em
vazio, iniciam-se os testes
com carga (com carvão), onde aos poucos a carga é
incrementada e analisa-se
todo o comportamento estático,
dinâmico, elétrico e
de controle do equipamento”,
detalha Stamm.
Quando a obra da
Correia Transportadora de
Carvão estiver em seu pico,
cerca de 250 pessoas deverão
estar atuando diretamente
e indiretamente na obra.
Stamm destaca que
um diferencial da Correia
Transportadora de Carvão da
UTE Pampa Sul está na tecnologia
utilizada, já que por
tratar-se de uma estrutura
fechada, haverá a redução de
ruídos e emissão de poeira.
Além disso, no trecho em
que a correia passa perto da
Vila do Seival, será implantada
uma cortina vegetal,
visando minimizar os impactos
do empreendimento para
a população.
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