segunda-feira, 6 de junho de 2016

Jornal Tribuna do Pampa (Candiota) - 04 a 06 de junho de 2016



LEIA AS NOTÍCIAS

Candiota na luta da preservação e reciclagem em prol do meio ambiente

Foram dois dias de atividades, palestras e discussões. A Semana Municipal do Meio Ambiente de Candiota aconteceu entre os dias 2 e 3 de junho no Ginásio Dario Lassance, sede do município. O evento realizado pela prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente contou com o apoio de outras secretarias e, também de empresas, como a Tractebel Energia, Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE – Eletrobrás), Companhia Riograndense de Mineração (CRM), entre outras. 
Na abertura do evento, a chefe do escritório local da Emater, Hulda Alves Barreto, destacou a importância da participação do órgão, bem como, as ações que são realizadas no campo em prol do meio ambiente. “É bom estar envolvido e fazer o nosso papel institucional para que no futuro os filhos tenham um ambiente sustentável e feliz para viver”, acrescentou. 
A CRM teve um espaço no ginásio para divulgar o trabalho ambiental realizado na empresa. Além disso, várias mudas nativas foram distribuídas, de forma gratuita, a população. O engenheiro agrônomo da companhia, Marcel Nunes Frois, enfatizou que a semana é importante para uma reflexão. “O compromisso é de cada um e que deve começar em casa a conscientização. Visitem a companhia e acompanhem o nosso trabalho”, argumentou. 
Além da CRM, a CGTEE também teve o seu espaço na Semana do Meio Ambiente. Em seu estande, dúvidas foram esclarecidas. O representante da empresa, Luís Eduardo Piotrovit, disse na abertura do evento que a CGTEE promove ações para diminuir o impacto ao meio ambiente. “Temos atividades dentro da usina para funcionários. É uma honra participar e mostrar o que é feito, além de destacar que a CGTEE gera emprego e renda”, complementou. 
Com pouco tempo de trabalho, o secretário de Meio Ambiente que também exerce a função de secretário de Planejamento, Alexandre Vedooto, afirmou que é uma pasta fundamental. Ele elogiou o trabalho da equipe da secretaria. “Nessa gestão foi criada a secretaria e oportuniza a captação de recursos, através de um trabalho de profissionais, como geólogo, biólogo”, disse. 
Por fim, o vice- -prefeito, Paulo Brum, e o presidente do Legislativo, Valmir Cougo, descreveram a importância fundamental do evento. Cougo alertou que discutir sobre o tema deve ser feito com freqüência e que a câmara está à disposição para manter uma legislação atualizada que dê condições de fiscalização aos setores. Já Brum sugeriu as empresas que extraem a riqueza do município, ou seja, o carvão, que elaborarem palestras para escolas e mostrem o cuidado que é feito com meio ambiente para evitar a poluição. A programação se estendeu com palestras, apresentações teatrais das escolas, apresentações artísticas e oficinas. Na abertura estiveram vereadores, escolas, professores, autoridades e comunidade em geral. 
O encerramento do evento aconteceu na sexta-feira, 3, à tarde.


Semana de Hulha Negra encerra com sucesso de público
Atividades direcionadas a conscientizar os hulha-negrenses sobre a importância de preservar o planeta para esta e as próximas gerações marcaram a 3ª Semana de Meio Ambiente do município. O evento, que iniciou na quarta-feira, 1º, e encerrou nesta sexta-feira, 3, foi realizado no Ginásio Carochão e contou com várias atrações. Entre elas, a 1ª Feira Municipal de Ciências e a 2ª Feira Municipal do Livro. 
A Feira de Ciências reuniu trabalhos dos alunos das escolas municipais e estaduais da cidade. Hortas verticais, sabão ecológico (feito com óleo de cozinha usado) e brinquedos confeccionados a partir de materiais recicláveis foram alguns dos projetos apresentados na mostra. 
O estudante Willian Vieira Corrêa, do 2º ano da Escola Estadual Manoel Lucas de Oliveira, mostrou ao público o aplicativo que desenvolveu para orientar os produtores e a população sobre os malefícios dos agrotóxicos e a importância dos alimentos orgânicos para as pessoas e o meio ambiente. Batizado com o nome “Pense Sustentável”, o aplicativo é totalmente gratuito e está disponível na Play Store. “Como a tecnologia está cada vez mais crescente no mundo, então eu busquei integrar a tecnologia à sustentabilidade. O aplicativo é para sistemas operacionais Android que hoje representam 84% dos sistemas totais utilizados nos smartphones”, destaca o jovem, de 18 anos, que pretende cursar Ciência da Computação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 
Preocupados com o abandono e os maus-tratos contra os animais, os alunos do 3º ano da EEEM Manoel Lucas de Oliveira – Dionafar Zanoleti Ramos, 16 anos, Lia Ramos, 17, e Eliane Leon, 19, apresentaram a pesquisa que realizaram na cidade onde constataram que muitos animais são vítimas de maus-tratos no município, porém, dificilmente, os casos são denunciados. Para evitar que isso ocorra, eles pedem que a população entre em contato com a prefeitura, pelo telefone (53) 3249-1013, e faça a denúncia, que pode ser anônima. Quanto ao abandono, os estudantes destacam que essa questão envolve não apenas soltar os animais nas ruas, como também deixá-los sem comida e água, e perambulando nas vias públicas.
 A Semana do Meio Ambiente contou ainda com café colonial, palestras, apresentações teatrais, trilha imaginária ecológica, exposição de trabalhos da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e oficinas da Emater/ RS-Ascar e de instrumentos musicais, que foram confeccionados com materiais recicláveis. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SMDRMA), através do Departamento Municipal de Meio Ambiente (DMMA), e teve o patrocínio da Emater, Engie Tractebel Energia e Pedra Branca Mineração. 
A bióloga do DMMA, Débora Motta, estima que mais de mil pessoas circularam pelo ginásio durante os três dias do evento. “Foi um sucesso”, avaliou a profissional. Entre os que foram prestigiar as atividades estavam as estudantes Tháis Schneider e Kuéren Ramos, ambas com 12 anos e alunas do 7º ano da EMEF Monteiro Lobato. Para as adolescentes, é muito importante que as pessoas cuidem do meio onde vivem. “Não só para nós seres humanos, mas para os animais também”, ressaltaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário