quinta-feira, 19 de maio de 2016

Jornal Tribuna do Pampa (Candiota) - 19 e 20 de maio de 2016


LEIA A NOTÍCIA:

Planos Diretores: Urcamp promove as primeiras reuniões
A Engie Tractebel Energia financiará o trabalho que deverá ser concluído até o final de 2017

Lideranças de Candiota e de Hulha Negra tiveram a oportunidade de se inteirar sobre a metodologia que será utilizada para a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA) de ambas as cidades. As primeiras reuniões de trabalho aconteceram na terça- -feira, 17, em Candiota, e na quarta-feira, 18, em Hulha Negra. Os encontros foram conduzidos pelo arquiteto José Leonardo Castilho. O profissional coordena a equipe da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) que executará o trabalho. O grupo é formado por oito bolsistas e 15 profissionais, entre eles arquitetos, engenheiros e administradores. Na semana passada, representantes da Urcamp e das prefeituras assinaram os convênios para a realização do projeto, que será custeado pela Engie Tractebel Energia. As prefeituras fornecerão dados estatísticos dos municípios para a universidade, para auxiliá-la nas produções dos materiais. 
A Tractebel é a empresa responsável pela Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski) que está sendo construída na localidade de Seival, em Candiota. A elaboração dos planos é um compromisso assumido pela empresa como uma das condicionantes para obtenção da Licença de Instalação (LI) da usina junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 
O plano diretor é um instrumento básico da política de desenvolvimento que busca ordenar a expansão urbana dos municípios. “Ele (plano) tem que tornar a cidade vendável, tornar o espaço agradável”, disse Castilho durante a reunião em Candiota, que aconteceu na sede do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja). Conforme o arquiteto, o plano traça as diretrizes de desenvolvimento da cidade nos aspectos social, econômico e ambiental, buscando a sustentabilidade do município, para que todos tenham uma cidade aprazível, tanto os moradores como os visitantes. 
O trabalho será composto por três etapas em cada cidade: leituras técnica e comunitária, e audiências públicas. Para desenvolvê-lo, a Urcamp ouvirá as comunidades. “Queremos entender as cidades, saber o que os moradores esperam de suas cidades e, dentro das expectativas, tentarmos atender em todos os sentidos”, explicou Castilho. 
A previsão é que o trabalho seja finalizado em 18 meses em Candiota e em 12 meses em Hulha Negra. Após isso, os planos serão encaminhados aos Legislativos municipais para análise e votação. 
O secretário-geral de Governo de Candiota, Artemio Parcianello, avaliou positivamente o primeiro encontro. “Começamos a construir um pouco a estrutura do plano. A partir daí, começará o cenário de contribuições da comunidade local”, destacou. 
Em Hulha Negra, o encontro ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário