terça-feira, 10 de maio de 2016

Jornal Tribuna do Pampa (Candiota) - 10 e 11 de maio de 2016



LEIA A NOTÍCIA:

Elaboração do plano diretor: Urcamp e prefeituras de Candiota e Hulha Negra assinam convênios
Em Candiota a assinatura foi nesta segunda e em Hulha Negra, o contrato será firmado na manhã desta terça-feira, na sede do Legislativo

Um plano de gestão que orienta a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana das cidades. É com esse instrumento bá- sico da política de desenvolvimento dos municípios que Candiota e Hulha Negra serão contempladas em breve. Nesta terça-feira, 10, será assinado em Hulha Negra o convênio entre a prefeitura e a Universidade da Região da Campanha (Urcamp). A parceria tornará possível a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA), a fim de contribuir com o desenvolvimento urbano e ambiental da cidade. O ato está marcado para as 10h, na câmara de vereadores. 
Em Candiota, o convênio entre a Urcamp e a administração municipal foi assinado na tarde desta segunda-feira, 9, na sede do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja). 
Os planos diretores serão financiados pela Engie Tractebel Energia – empresa responsável pela Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski), que está sendo erguida na localidade de Seival, em Candiota – e elaborados por uma equipe de oito bolsistas e 15 profissionais da Urcamp, entre eles arquitetos, engenheiros e administradores. O trabalho será composto por três etapas em cada cidade: leituras técnica e comunitária, e audiências públicas. As prefeituras, através de suas equipes, se comprometerão a fornecer dados estatísticos dos municípios para a universidade, de forma a auxiliar a elaboração dos planos. A expectativa é que o trabalho seja finalizado em 18 meses em Candiota e em 12 meses em Hulha Negra. 
Antes da assinatura do contrato, a pró-reitora acadêmica da Urcamp, Virginia Paiva Dreux, lembrou que os planos vão organizar os territórios urbanos e rurais de Candiota e de Hulha Negra, e questões ligadas ao crescimento e às áreas de preservação ambiental das cidades. Por isso, destacou ela, ser de extrema importância a participação das comunidades nas fases de leitura comunitária e audiências públicas. Sem a colaboração dos moradores, Virgínia disse que será praticamente inviável elaborar os planos. O coordenador dos trabalhos, arquiteto José Leonardo Castilho, destacou que a equipe da Urcamp pretende se integrar ao máximo às comunidades de Candiota e de Hulha Negra. “Precisamos enxergar a cidade da forma como vocês (moradores) enxergam”, ressaltou. 
A pró-reitora de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp, Elisabeth Cristina Drumm, disse que a execução dos planos é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada pelas populações de ambas as cidades. Ela sugeriu que o assunto seja trabalhado nas escolas. “Onde as crianças levem para casa exercícios onde possam interagir”, destacou. 

NOVA HISTÓRIA - O secretário-geral de governo de Candiota, Artemio Parcianello, mencionou que a administração municipal vem debatendo a criação do plano diretor já há algum tempo, porém o mesmo ainda não começou a ser elaborado por falta de recursos humanos e financeiros. 
Devido à ausência do prefeito de Candiota e presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Luiz Carlos Folador (PT), que está cumprindo nesta semana agenda em Brasília, o prefeito em exercício, Paulo Brum, assinou o convênio. “Com a vinda da Tractebel, escrevemos uma nova história nas páginas de Candiota”, ressaltou Brum, ao lembrar que a Capital Nacional do Carvão é um município atípico, com seis bairros distintos e 27 assentamentos. Ele destacou ainda que quem quer ver o atual progresso do município tem que ir a Seival, localidade histórica candiotense onde está sendo construída a UTE Pampa Sul. O empreendimento terá capacidade instalada de 340 megawatts e investimento total de R$ 1,8 bilhão. 
O gerente geral da obra da nova usina, Marcos Figueira, disse “o nosso relacionamento com Candiota e região está só crescendo”. Ele enfatizou ainda que acredita no sucesso dos planos, tendo em vista que os mesmos estão sendo bem planejados. 
A elaboração dos planos é um compromisso assumido pela Tractebel como uma das condicionantes para obtenção da Licença de Instalação (LI) da Usina junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 
Conforme estimativa de 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Candiota conta com 9.315 habitantes e Hulha Negra tem 6.478 habitantes. No Brasil, o plano diretor é obrigatório para cidades de população superior a 20 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário