sexta-feira, 28 de abril de 2017

Jornal Tribuna do Pampa (Candiota) - 28 de abril de 2017


LEIA A NOTÍCIA:

Hulha Negra: Cras contará com atividades do projeto “Cuidar”
O projeto integra o Subprograma de Educação Ambiental da UTE Pampa Sul

A equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Hulha Negra participou na semana passada do primeiro encontro para tratar sobre o projeto “Cuidar”. O projeto faz parte do Subprograma de Educação Ambiental que está sendo desenvolvido durante a implantação da Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski) com as comunidades da Área de Influência Direta (AID) do empreendimento, incluindo grupos de moradores e instituições de ensino. 

A UTE está sendo instalada na localidade de Seival, em Candiota, e parte da barragem que abastecerá a usina fica em território hulhanegrense. “A partir do levantamento de interesses da comunidade e, em consonância com o trabalho que já é realizado pela equipe do Cras de Hulha Negra, definiu-se que o projeto a ser trabalhado será o “Cuidar”, que contará com quatro encontros. No primeiro encontro, foi apresentada a proposta do projeto e o trabalho que será realizado”, informa o gerente socioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Roger Stamm. De acordo com ele, a expectativa é que novos encontros sejam realizados em maio, agosto e novembro, em paralelo com as atividades de Educação Ambiental que abrangem as demais comunidades, abordando as questões de cuidado de si, cuidado do próximo e cuidado do meio ambiente.

Os temas que estão sendo abordados nas cidades de Candiota e de Hulha Negra foram definidos pelo Diagnóstico Socioambiental Participativo (DSP) realizado em 2015, que apontou os temas de interesse das comunidades a serem contemplados em palestras teóricas e oficinas práticas, buscando sensibilizar os participantes para questões ambientais, promovendo práticas sociais mais sustentáveis e harmônicas. 

Em fevereiro deste ano foi realizada a mais recente campanha de educação ambiental com as comunidades de João Emílio, Vila Operária e São Simão, Residencial e Dario Lassance, Seival, em Candiota, e Trigolândia, na Hulha Negra. 

Stamm destaca que a proposta do Programa de Educação Ambiental da UTE Pampa Sul é que, a partir da participação nos projetos, além de ampliar seus conhecimentos sobre os cuidados com o meio ambiente, as comunidades possam compreender os impactos positivos e negativos trazidos pelo empreendimento, como também conhecerem as ações que são realizadas para mitigar, evitar ou diminuir esses impactos. 

A assessora administrativa do Cras de Hulha Negra, Luciana Medeiros Neutzling, ressalta que o projeto “Cuidar” irá somar às atividades já desenvolvidas pelo Cras, que é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas). “Esse projeto é maravilhoso”, avalia. 

SAIBA MAIS – As atividades do Subprograma de Educação Ambiental foram divididas em três grandes projetos: “Meu Pampa Limpo”, “Cuidar” e “O Mundo que Eu Quero”. Com as comunidades, estão sendo desenvolvidas atividades do projeto “Meu Pampa Limpo”, que objetiva trabalhar a conscientização em relação ao lixo, principalmente temas relacionados ao consumo consciente, coleta seletiva e oficinas de reaproveitamento/reciclagem. O projeto “Cuidar” busca trabalhar o indivíduo (cuidado pessoal), o coletivo (cuidado com a comunidade) e o global (cuidado com o ambiente em que vivem). Já o projeto “O Mundo que Eu Quero” é voltado às instituições de ensino com o objetivo de trazer à reflexão o mundo em que queremos viver e, através de ferramentas de aprendizagem motivadoras, promovendo mudança de atitudes de alunos, pais e educadores em relação ao ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário