segunda-feira, 21 de maio de 2018

Jornal Tribuna do Pampa (Candiota) - 22 de maio de 2018



LEIA A NOTÍCIA:

UTE Pampa Sul inicia novas atividades de educação ambiental em Candiota e Hulha Negra

Os programas de Educação Ambiental para a Comunidade e para os Trabalhadores da Obra e o programa de Educação Patrimonial na Vila do Seival, desenvolvidos durante a implantação da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), realizam mais uma série de atividades com as comunidades e escolas de Candiota e Hulha Negra, além de também contemplar os trabalhadores da obra da Usina. 

O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul Hugo Roger Stamm, destaca que algumas atividades têm como público-alvo grupos que já estão em andamento, mas que há várias opções abertas ao público em geral. Todas as ações são gratuitas e desenvolvidas pela empresa INNATO, conforme previsto no licenciamento ambiental da UTE Pampa Sul, conduzido pelo IBAMA.

As atividades tiveram início na quinta-feira (17), com uma ação de educação patrimonial para os professores da Escola Seival. Na oportunidade, foi realizada uma palestra sobre a técnica de educação patrimonial do IPHAN e feito o levantamento de categorias que serão foco do inventário com os alunos: lugares, objetos, celebrações, forma de expressão e saberes de Seival. 

No período da tarde, foi a vez da a Escola Gente Feliz, também no Seival, receber uma atividade sobre a água e contação de história. Na sexta-feira (18), os alunos da Escola Seival realizaram a atividade de educação patrimonial. Eles assistiram ao vídeo “História viva de Seival”, que traz as ações de educação patrimonial desenvolvidas em 2017. Também foi apresentado o projeto que trabalhará o inventário de patrimônio e bens culturais como forma de percepção e identificação cultural. No sábado (19), a comunidade de João Emílio, em parceria com escola Escola Neli Betemps, que estava realizando o “Dia da família”, participou de uma atividade de apadrinhamento das mudas no canteiro central, replantio e substituição das telas de proteção das mudas. 

Nesta segunda-feira (21), a comunidade da Trigolândia, em Hulha Negra, recebeu mais uma edição do Curso de Repelentes Naturais. 

PRÓXIMAS ATIVIDADES - Dia 22: 8h - Curso de Produção de Repelentes de Naturais no CRAS de Candiota, 14h - Curso de Produção de Repelentes de Naturais no CRAS de Hulha Negra; dia 23: manhã e tarde - Início do Subprojeto anual “Coletivo jovem” na Escola Seival; dias 24 e 25: manhã e tarde - Início do Subprojeto anual “Água: nosso bem maior” na Escola Neli Betemps, em Candiota; dia 26, a partir das 9h – mutirão de limpeza e plantio em Seival. Ponto de encontro na quadra de esportes de Seival. Dia 28: Início das atividades do Subprojeto anual “Água invisível” na Escola Monteiro Lobato, em Hulha Negra (continua nos dias 29 e 30); 19h – Atividade de educação patrimonial para a valorização do patrimônio humano com apresentação da pesquisa histórica sobre as pessoas homenageadas com seus nomes nas ruas da Vila do Seival, no PTG Combate do Seival, em Candiota. Dia 1º de junho: tarde – Discussão sobre o tema “aquecimento global” com a comunidade do Passo Real, em Candiota. Sábado, dia 02: 9h - Instalação de placas de madeira com os nomes das ruas na Vila do Seival, durante atividade de educação patrimonial com a comunidade. Tarde - Discussão sobre o tema “aquecimento global” com a comunidade do Passo Real. Segunda, dia 4, entre 8h30 e 16h30 – 6º Curso de Multiplicadores Ambientais com os trabalhadores da obra. Dia 5: 9h – Palestra na Semana do Meio Ambiente de Hulha Negra com o tema: “Cidades sustentáveis”; 10h20 – Atividade de plantio e ação educativa em parceria com a Prefeitura de Hulha Negra; 18h – Atividade com o tema da água e oficina produção de filtro caseiro de água na Associação de Moradores (AMVO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário