sexta-feira, 11 de maio de 2018

Jornal Comercial Pampa Sul (Candiota) - maio de 2018



LEIA A NOTÍCIA:

UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) é uma realidade em Candiota
Atualmente, aproximadamente, 3.500 pessoas trabalham na obra 

No horizonte do pampa gaúcho, a Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski) modifica a paisagem, gerando emprego, desenvolvimento econômico e social para toda a região. A nova Usina é fruto do leilão de energia A-5 de novembro de 2014, quando a então Tractebel Energia, hoje ENGIE Brasil Energia, vendeu a energia a ser gerada pelo projeto por 25 anos. A UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) recebeu a Licença de Instalação (LI) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em junho de 2015 dando início às primeiras frentes de trabalho para a implantação da Usina em agosto de 2015.  Para a fase de implantação, o investimento total é de R$ 2,5 bilhões.  

A obra principal é de responsabilidade da empresa chinesa SDEPCI, que detém larga experiência na construção e comissionamento de termelétricas com a tecnologia de ponta que será usada na UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski). Quando entrar em operação, a UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) terá capacidade de gerar 345MW de energia. 

O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), Hugo Roger Stamm, destaca outro dado importante sobre a UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), que diz respeito à tecnologia que será implantada para a geração de energia e que a diferencia das demais usinas em funcionamento no Brasil pela utilização de uma caldeira do tipo Leito Fluidizado Circulante, que por ser mais adequada ao carvão da região, está enquadrada como tecnologia de combustão limpa de carvão, garantindo níveis menores de emissão de gases.  

“A obra avança em diferentes frentes de trabalho. Temos, aproximadamente, 79,8% das obras da Usina concluídas, com atividades de montagem eletromecânica da caldeira e fechamentos laterais da Casa de Força. A expectativa é que os testes operacionais sejam iniciados no final deste ano. Ao mesmo tempo, as obras complementares da Linha de Transmissão e da Barragem que abastecerá a Usina estão praticamente concluídas e, a obra da Correia Transportadora de Carvão deverá, ainda em maio, iniciar a etapa de testes”, destaca Stamm.

Além das atividades de construção da Usina, diversas ações previstas pelo Projeto Básico Ambiental (PBA) estão em andamento, contemplando as comunidades das cidades que fazem parte das áreas de influência direta e indireta do empreendimento e atendendo os compromissos sociais da empresa ao se inserir em uma nova comunidade. Mais informações sobre a UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) podem ser acompanhadas pelo site www.usinapampasul.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário