terça-feira, 15 de maio de 2018

Jornal Tribuna do Pampa (Candiota) - 15 de maio de 2018


LEIA A NOTÍCIA:

UTE Pampa Sul: Após embargo, expectativa é que atividades sejam retomadas em breve

Uma ação de fiscalização realizada na última quinta-feira (10) no canteiro de obras da Usina Termoelétrica (UTE) Pampa Sul (Miroel Wolowski), em Candiota, resultou em embargo das principais atividades e má- quinas. Os embargos resultam de operação conjunta do Ministério do Trabalho (MTb), Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Federal (PF) e a Defensoria Pública da União (DPU), , após denúncia. 

Após inspeção nos alojamentos e análise dos documentos, não foram constatadas situações capazes de caracterizar a prática do crime de redução a condição análoga à de escravo. 

Entretanto, segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do MPT-RS, foram constatadas irregularidades na documentação referente à contratação de aproximadamente 500 trabalhadores. 

Também, após a inspeção no canteiro de obras, foram identificadas situações de exposição de trabalhadores a risco grave e iminente, e foram embargadas pelo MTb operações de escavação, trabalhos em altura, em espaços confinados, soldagem, movimentação aérea de materiais e as seguintes máquinas: elevadores-cremalheira, serra circular de bancada, máquina cortadora de metais e máquina dobradora de metais. Para haver o levantamento do embargo, é preciso que as empresas comprovem a correção das irregularidades junto do MTb, fato que já está sendo providenciado e há a expectativa de que embargo seja levantado em breve. 

A operação contou com sete auditores fiscais do MTb, quinze policiais federais, um Procurador do Trabalho, um Defensor Público da DPU em Bagé e dois agentes de segurança do MPT. A ação também contou com auxílio de tradutor português-chinês e um drone de vigilância. 

UTE PAMPA SUL – A obra da UTE Pampa Sul pertence a Engie Brasil, porém a responsabilidade da construção é da chinesa Shandong Electric Power Engineering Consulting Institute Corp., Ltd. (SDEPCI), contratada pela Engie. Atualmente o canteiro de obras possui cerca de 5 mil trabalhadores. 

Em nota assinada pelo gerente socioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Roger Stamm, é afirmado que a notificação do MTb sobre o embargo de algumas atividades na obra foi recebida após as 22h no dia 10 de maio de 2018. “A UTE Pampa Sul atua, diariamente, fiscalizando a atuação da SDEPCI, empresa responsável por toda a construção da usina e contratação de empresas e trabalhadores para execução das atividades. As equipes de Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da SDEPCI estão avaliando os pontos apontados no embargo e as medidas necessárias para solucionar as questões elencadas. Ao término desse estudo do documento do MTb, um relatório deverá ser emitido apontando as providências tomadas e solicitando o fim do embargo. De nossa parte, estamos diligentemente fiscalizando a SDEPCI e acompanhando as medidas tomadas para garantir a segurança do trabalho e o cumprimento da legislação”, afirmou Hugo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário