quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Nosso Jornal (Hulha Negra) - 07 de setembro de 2016




LEIA A NOTÍCIA:
Projeto de arborização na Trigolândia
Albert Schweitzer nos ensina: " As únicas pes-soas verdadeiramente felizes são as que buscam uma maneira de serem úteis às outras".
Ser útil às outras foi o que aconteceu na Trigolândia, dia 22, segunda-feira, quando o canteiro central em frente à E.E.E. Médio Manuel Lucas de Oliveira e da Igreja Cristo Rei amanheceu abandonado e à tardezinha se encontrava toda arborizado. Certamente na manhã de terça-feira, os transeuntes ficavam estupefatos com o acontecido. Pelo simples fato como afirma Alexandre Dumas: " O mais feliz dos felizes é aquele que faz os outros felizes", é que , incentivados pelos extensionistas da Usina Pampa Sul que procuram trazer conscientização sobre meio ambiente e propuseram o Projeto de arborização do canteiro central da rua, o grupo liderado pela Srª Juliana Fernandes e a auxiliar Maiara se empolgaram com a proposta e prontamente toparam a parada, porque o cavalo encilhado pasta só uma vez. Tudo combinado e planejado e com a devida licença do órgão do Meio Ambiente, NO DIA 22 de agosto já previamente combinado, a Juliana arrumou as mudas e a abertura das covas ou buracos como ela denominava. Ela explicou no ato de que tem também o nome de berço, porque ali se coloca uma muda de árvore que é vida. Vivendo e aprendendo. Conseguimos também a terra fértil e solta com o Emerson Copeleto que efetua arborização para a Usina Pampa Sul. Por isso trouxe mais seis pessoas para abrir as covas e depois ajudaram também a plantar. Muito obrigado a eles.
Do grupo que participavam das reuniões anteriores estavam presentes: José e Irene Furich, José Paulo e Zilma Soares, Nei Dutra Garcia, Pedro e Maria Franck, Valéria Furich, Antônio Macke e Lourenço e Clara Macke. Todos sessentões aposentados. Todo este trabalho iniciado às 14:00 horas foi acompanhado ao som de música de bandinhas, que assim animou mais os trabalhadores generosos que era prestado gratuitamente, inclusive a animação musical que nos proporcionou o Sr. Fabiano Leal, Diretor da Rádio Comunitária Hulha Negra e a ele o nosso muito obrigado.
Assim passou-se o primeiro dia e fez-se a arborização do canteiro central, que a cada ano que passa vai ficar mais bonito e várias gerações e pessoas de fora vão se encantar com este simples trabalho que não contou com a participação da Prefeitura e de nenhum vereador ou candidato a vereador ou vamos dizer: de nenhum político. Foi essencialmente comunitário. Assim se consegue realizar progresso e realizações que a Trigolândia já é exemplo.

Hulha Negra recebe plantio de mudas e conversas sobre educação ambiental
Comunidades e escolas da Área de Influência Direta da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) participaram de diversas ações relacionadas aos cuidados com o meio ambiente

As comunidades e escolas de Candiota e Hulha Negra, cidades que fazem parte da Área de Influência Direta da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), receberam no final do mês de agosto uma série de palestras, oficinas práticas e outras atividades com o objetivo de desenvolver ações que despertem reflexões sobre questões ambientais e sociais entre os participantes. As atividades de educação ambiental são integrantes do Programa de Educação Ambiental desenvolvido pelo empreendimento em parceria com a empresa INNATO. 
Em Hulha Negra, a escola E.M.E.F. Monteiro Lobato e a comunidade da Trigolândia, além da oportunidade de receberem informações sobre cuidados e atenção com o meio ambiente, participaram de uma atividade de plantio de mudas. Na escola, a atividade faz parte do subprojeto "Viva a Biodiversidade Viva!" e, com as comunidades, os subprojetos em andamento são "Meu Pampa Limpo" e "Cuidar", com ações que variam conforme o interesse de cada comunidade.
O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), Hugo Roger Stamm, explica que as atividades realizadas compõem a terceira campanha de educação ambiental realizada e, como as anteriores, obtiveram grande sucesso, com a participação e engajamento ativo das escolas e populações. "As atividades de plantio em Hulha Negra, por exemplo, foram momentos muito especiais, reunindo as comunidades e produziram resultados bem expressivos, tanto para o meio ambiente, como para as pessoas, que desfrutaram de momentos especiais de contato com a natureza. Na Trigolândia, foram plantadas mudas de árvores no canteiro central, em frente ao mercado e, na escola, os alunos foram envolvidos no plantio de mudas no entorno da principal sanga da cidade", destaca Stamm.
A cidade de Candiota e, especialmente, os bairros de Seival e João Emílio, também receberam várias atividades. Todas as atividades foram abertas ao público e gratuitas. "Agradecemos muito a população de Hulha Negra que participou ativamente e contamos com o apoio de todos nas próximas atividades", ressalta Stamm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário