terça-feira, 5 de abril de 2016

Jornal Tribuna do Pampa (Candiota) - 05 e 06 de abril de 2016



LEIA A NOTÍCIA:

UTE Pampa Sul: Candiota e Hulha Negra são contempladas com ações ambientais

Um programa dee educação ambiental está sendo desenvolvido nas cidades de Candiota e Hulha Negra desde 2015 quando foi realizado o Diagnóstico Socioambiental Participativo para a Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski), da Engie Tractebel Energia. O projeto está sendo executado pela Innato Sistemas de Gestão, Assessoria e Consultoria Técnica Ltda nas comunidades da Área de Influência Direta (AID) do empreendimento e será desenvolvido durante a instalação da termelétrica. A usina está sendo construída na Vila de Seival, em Candiota, e deverá entrar em operação comercial em janeiro de 2019. O empreendimento terá capacidade instalada de 340 megawatts e investimento total de R$ 1,8 bilhão. 
Além das comunidades candiotense e hulhanegrense, o projeto abrange algumas instituições de ensino desses municípios e os trabalhadores da obra, por meio de iniciativas que buscam informá-los sobre os cuidados ambientais que devem ter durante o trabalho na construção da usina. São realizadas ações de educação ambiental, sobretudo de caráter não formal, a fim de promover reflexões sobre as questões ambientais e sociais a partir do cotidiano e da natureza da atividade do empreendimento para que todos desenvolvam hábitos ecologicamente mais corretos. “As atividades propostas para o programa buscam a sintonia direta com as necessidades e características de cada localidade (comunidade/ instituição de ensino), visando tornar esse projeto útil aos olhos dos grupos sociais que o receberão. O principal desafio desse programa é fazer com que a instalação da UTE Pampa Sul não deixe somente um empreendimento para a região, mas um legado para os comunitários acerca dos temas trabalhados”, explica a diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Innato, Carmem Adriana Rockenbach Martin. 
Sediada em Canela, na Serra gaúcha, a Innato realiza gestão ambiental em obras, licenciamento e auditorias ambientais, diagnóstico socioambiental, implantação da Norma Certificadora ABNT NBR ISO 14.001, bem como executa programas ambientais vinculados às condicionantes de licenças ambientais, como educação ambiental, monitoramento e resgate de fauna, plano de recuperação de áreas degradadas, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário