terça-feira, 29 de setembro de 2015

Jornal Tribuna do Pampa (Candiota) - 29 e 30 de setembro de 2015



LEIA A NOTÍCIA
Mais de 300 candidatos participam de seleção para atuar nas obras

João Felipe Rosa Braga estava animado na manhã desta segunda-feira, 28. Vendedor ambulante de
lanches, ele aproveitou o dia para comercializar café, refrigerante e pastéis em frente à Agência FGTAS/ Sine Candiota, que fica na sede do município. "Está boa a venda aqui", disse João, por volta das 10h, e que já planejava buscar mais lanches para vender. O motivo que o fez trabalhar em frente à Agência foi a grande quantidade de candidatos que disputavam uma das 102 vagas de emprego para as obras de construção da Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski).
O empreendimento de 340 megawatts, da Tractebel Energia, será erguido na localidade de Seival, em Candiota, num investimento total de R$ 1,8 bilhão. Os mais de 300 homens que estavam na fila concorreram a vagas para eletricista (2), pedreiro (20), carpinteiro (20), servente de obras (30) e armador de ferragem (30). O pedreiro Valter Luis Veloso Rezende, 39 anos, veio de Bagé na expectativa de ser um dos selecionados.
"Quero ver se pego essa vaga", comentou. Cristian Marçal Silveira, que também reside na Rainha da
Fronteira, alimenta a mesma esperança. "Estou precisando, não está fácil. A gente tem que correr atrás", mencionou o jovem de 25 anos, que é servente de obras. De Pinheiro Machado vieram mais de 120 pessoas. Entre eles, o ajudante de obras Jorge Luiz Duarte Ferreira, 46 anos, que está desempregado desde abril deste ano. “Anunciaram o ônibus para vir para cá de Pinheiro e eu já vim”, disse.
Na expectativa de que aumente a geração de renda em Pinheiro Machado, os vereadores pinheirenses
André Kisuco e Rogério Gomes de Moura, ambos do PSB, colocaram três ônibus à disposição dos moradores que estavam interessados em participar da seleção para a construção da UTE Pampa
Sul, sendo, até então, a maior que a Agência FGTAS/Sine Candiota realizou para esse empreendimento. “Se cerca de 30 pinheirenses forem contratados, teremos uma renda média (mensal) de R$ 30 mil circulando na cidade”, calculou Kisuco. “É uma maneira de nós apoiarmos e tentarmos fazer com que diminua a crise”, complementou Rogério, acrescentando que ele e Kisuco conversaram
com o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador (PT), e ficou acertado que se mais de 30 pessoas de Pinheiro Machado forem contratadas, a firma mineira que executará as obras - M. Roscoe Engenharia e Construções Ltda, sediada em Belo Horizonte - fornecerá transporte aos trabalhadores. A M. Roscoe foi contratada pela SDEPCI, empresa chinesa responsável pela construção da Pampa Sul.
Além de Candiota, Bagé e Pinheiro Machado, a seleção contou com moradores de Hulha Negra. O coordenador administrativo da M. Roscoe, Sother Perdigão, explicou que primeiro a empresa tentará contratar mão de obra de Candiota e da região.
“Se não conseguirmos, vamos recorrer na cidade mais próxima, seguindo as mais próximas. Não achamos, aí vamos buscar no Pará (no Norte do Brasil)”, exemplificou. Ele também falou sobre o fato de os candidatos precisarem comprovar experiência profissional. “Não adianta colocar pessoal que não sabe fazer, que não começa a obra", ressaltou Sother, informando que a firma já contratou
15 funcionários, entre engenheiros, técnicos, chefe de pessoal e uma tradutora, além de duas colaboradoras para a área administrativa que estão auxiliando a equipe da Agência FGTAS/Sine Candiota na seleção dos candidatos.
SEIVAL - Atendendo pedido dos moradores de Seival, localidade candiotense onde será erguida a UTE Pampa Sul, a Agência FGTAS/Sine Candiota intermediou a negociação entre a comunidade e a M. Roscoe Engenharia e Construções Ltda, para que cerca de 30 vagas sejam destinadas para quem reside em Seival. O coordenador da Agência FGTAS/Sine Candiota, Ronaldo Hobuss Höesel, considera a solicitação importante, já que o empreendimento será construído na localidade e os moradores estão distantes da sede do município.
AÇÃO SOCIAL - O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Materiais Elétricos de Bagé serviu refeições, ao meio-dia desta segunda-feira, aos candidatos que aguardavam para serem atendidos na Agência FGTAS/Sine. O presidente da entidade, Conrado Elias Gomes,
lembrou que a construção da usina será muito importante para aquecer a economia da região. “Vai ter
renda para as famílias. O dinheiro vai ficar circulando dentro da cidade. É bom".
CADASTROS - A Tractebel Energia estima que entre 250 e 300 pessoas serão absorvidas até outubro para atuar na construção do empreendimento. Os interessados devem comparecer à Agência,
munidos da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), nesta segunda-feira. A FGTAS/Sine fica na avenida Luiz Chirivino, 155, na sede de Candiota. O expediente é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h30min, sem fechar ao meio-dia. Informações pelo telefone (53) 3245-8081. A Agência FGTAS/Sine Candiota é conveniada com a prefeitura e vinculada à Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário