sábado, 28 de setembro de 2019

Jornal Tribuna do Pampa - 28 de setembro de 2019


LEIA A NOTÍCIA:

UTE Ouro Negro assina contrato bilionário com a chinesa Sepco1 e se prepara para vender energia no mercado livre

O diretor-presidente da Ouro Negro S.A e ex-prefeito de Pedras Altas, Sílvio Marques Dias Neto, acaba de informar com exclusividade ao jornal Tribuna do Pampa, de que no início da noite desta sexta-feira (27), na sede da empresa, em Porto Alegre, foi assinado um contrato bilionário com o chinesa Sepco1 Construções do Brasil para a construção da Usina Termelétrica (UTE) Ouro Negro, projetada para ser edificada em Pedras Altas, na divisa com Candiota. 

O contrato assinado é do tipo EPC, que na sigla em inglês significa Engenharia, Compras dos componentes e Construção (Engineering, Procurement, Construction). Assim, a empresa chinesa será a EPcista. Conforme Sílvio, o contrato assinado nesta sexta é de 970 milhões de dólares americanos, que na última cotação ultrapassa os R$ 4 bilhões. A Power China Eletric Power Corporation Ltd., que é a controladora da Sepco1 Construções do Brasil, é sócia e investidora da Ouro Negro Energia S.A. A Sepco1 atuou na construção da UTE Pampa Sul, em Candiota. 

LEILÃO A-6 – A UTE Ouro Negro, está tecnicamente habilitada para o leilão de energia A-6, marcado para o mês de outubro próximo. Segundo Sílvio, a expectativa em relação ao certame é de otimismo. “Mesmo com a economia ainda em ritmo lento de recuperação e isto se reflete na baixa demanda por energia elétrica, a Ouro Negro está habilitada tecnicamente para participar deste e de outros leilões. A expectativa de venda de energia é otimista”, resume. 

MERCADO LIVRE – Porém a grande novidade relatada por Sílvio ao TP é que a UTE Ouro Negro se prepara para vender energia no chamado mercado livre e por conta disso a obra deve começar em breve. “Estamos negociando a venda de energia elétrica no mercado livre com empresas do setor de mineração e beneficiamento de minérios. Já assinamos os Memorandos de Entendimento (MEs). O significado de assinarmos o contrato de EPC antes do leilão é o de que não estamos, necessariamente, vinculados a leilões. A construção da usina iniciará assim que a Ouro Negro Energia concluir suas negociações com as empresas de mineração e beneficiamento. A previsão é concluir os contratos de venda de energia elétrica em dezembro deste ano”, enfatiza. O empresário disse que no momento oportuno estará combinando com o prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo (PSB) uma agenda para o anúncio do início das obras. 

SOBRE A OURO NEGRO – Avaliada em mais de R$ 4 bilhões, o projeto será financiado 80% com recursos das instituições financeiras da China e restante do valor será pago com capital próprio das empresas sócias (ONE S/A, Sepco1 e Power China). A termelétrica contará com dois geradores de 300 megawatts cada e deverá ser construída em Pedras Altas, na divisa com Candiota, numa área de terras próxima ao arroio Candiota e da mina de carvão da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) – que fornecerá a matéria prima. Durante a construção do empreendimento, deverão ser gerados cerca de quatro mil empregos diretos e 500 quando em operação.

O projeto já possui licenciamento prévio (LP) do Ibama, com a licença de instalação (LI) com pedido em tramitação. Também já possui outorga definitiva do uso da água do arroio Candiota emitido pela Agência Nacional de Águas (ANA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário