domingo, 26 de maio de 2019

Jornal Tribuna do Pampa (Candiota) - 24 de maio de 2019


LEIA A NOTÍCIA:

Conclusão da UTE Pampa Sul: Série e reportagens aborda a importância do empreendimento na região

A partir desta edição, o Jornal Tribuna do Pampa dá início ao especial "Conclusão da UTE Pampa Sul, consequências e impactos na região". A série de produções jornalísticas, que tem a colaboração da assessoria de Comunicação da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), possui por finalidade, mostrar quais os impactos econômicos que a obra da usina trouxe para o município de Candiota - Capital Nacional do Carvão, bem como para os municípios da região.
Com a sincronização da unidade ao Sistema Interligado Nacional (SIN) ocorrido nesta semana, a obra vai chegando ao seus estágio final. Do início da obra ao seu pico, um grande número de trabalhadores atuaram no empreendimento, sendo também contabilizados trabalhadores de diversos estados do Brasil. O aumento no número de trabalhadores na região ocasionou uma maior procura por casa de aluguel e a movimentação do comercio também sofreu seus desdobramentos positivos.
Com base nesses informações, o TP inicia uma série com importantes informações sobre esse fluxo de trabalhadores e a ligação direta com os municípios.

No pico, mais de 5 mil trabalhadores atuaram na obra

O primeiro assunto a ser tratado está relacionado com os impactos econômicos que a movimentação de pessoas trabalhando na obra, direta ou indiretamente, gerou na região. Para isso, foi verificado qual o índice de aproveitamento da mão de obra de Candiota e qual a expectativa de vafas pno período de operação comercial.

De acordo com o gerente geral da obra da UTE Pampa Sul, Luiz Torres, por por sua grandeza e complexidade, gerou inúmeros postos de trabalho, envolvendo profissionais de variadas áreas ligados à construção civil e eletromecânica. Além disso, profissionais de apoio administrativo, de áreas ligadas à alimentação, saúde e demais serviços de infraestrutura, trabalham na obra oferecendo o suporte necessário para o bom desenvolvimento das atividades.

A intensificação da movimentação de trabalhadores ligados à obra da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) acompanhou o ritmo do empreendimento, atingindo seu pico máximo de movimentação em abril de 2018, quando mais de cinco mil pessoas estiveram trabalhando diretamente na construção da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski).

"Importante destacar que, durante toda a obra, a UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) orientou as empresas contratadas para, sempre que possível, contratassem seus funcionários por meio da Agência FGTAS/SINE de Candiota, valorizando a mão de obra local. Com isso, ao longo do período de construção da usina, na média, 67% da mão de obra foi oriunda do Rio Grande do Sul, dos quais 45% foi do município de Candiota, 19% de Bagé, 7% de Pinheiro Machado e 5% de Hulha Negra. Os demais, 24%, foram de outros municípios do estado", explicou Torres.

Já há algum tempo é possível perceber uma desmobilização gradual dos trabalhadores. O gerente geral informou que no mês de março de 2019, 1.919 pessoas estiveram trabalhando diretamente na obra da usina. "Com a obra aproximando-se da sua conclusão é natural que aconteça a desmobilização gradual de trabalhadores, uma vez que os empregos gerados eram temporários e acompanhavam o desenvolvimento da obra", destacou.

OPERAÇÃO COMERCIAL - Quando em operação, a usina contará com vagas de trabalho de forma direta e indireta. Questionado acerca de como se dará a movimentação de trabalhadores, o gerente geral da UTE Pampa Sul afirmou que durante a operação comercial - prevista para o fima de junho próximo, deverão ser, aproximadamente, 400 postos de trabalho, entre diretos e indiretos.

"As oportunidades de trabalho para atuar diretamente na operação da Usina são relacionadas à operação e manutenção e representam uma mão de obra bastante especializada. Além deles, deverão ser necessários profissionais para suporte de infraestrutura, alimentação, saúde, segurança e outros que poderão surgir. Os interessados em participar dos processos seletivos para as vagas diretas para a UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) podem acompanhar as vagas disponíveis e cadastrar seu currículo no site www.engie.com.br/trabalhe-conosco/", orientou Torres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário