terça-feira, 14 de novembro de 2017

Jornal Tribuna do Pampa (Candiota) - 14 de novembro de 2017


LEIA A NOTÍCIA:

Candiota: Seival sedia encontro de projetos ambientais da UTE Pampa Sul

A comunidade de Seival, em Candiota, sediou durante todo este domingo (12), o 1º Encontro de Integração dos Programas de Educação Ambiental da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski). 

Na oportunidade houve diversas programações, como uma feira de produtos da agricultura familiar e artesanais, além de apresentações artísticas, mateada e show com a renomada banda Eco do Minuano e Bonitinho. A programação aconteceu no interior e em frente ao PTG Combate do Seival. 

O evento foi organizado, além da UTE Pampa Sul, pelo Instituto Padre Josimo, empresa Innato e Associação de Moradores do Seival (Amors), com o apoio da Prefeitura de Candiota. Conforme o presidente do Instituto Padre Josimo, frei Sérgio Görgen, o evento foi um encontro com a história, pois o Seival é o povoado mais antigo da região. “As pessoas ouvem muito falar do Seival, mas não conhecer e esta foi uma oportunidade. Também, com o aproveitamento da nossa maior riqueza, o carvão mineral, fez ressurgir o Seival como um local importante para o Pampa gaúcho”, ressaltou frei Sérgio. 

Já o presidente da Associação de Moradores do Seival (Amors), Denílson Aquere, o Dé, fez questão de frisar a importância deste tipo de iniciativa para a comunidade local, que teve oportunidade, entre outras coisas, de poder adquirir produtos da agricultura familiar. “Estamos negociando a vinda feira ao menos a cada 15 dias aqui no Seival. Gostaríamos de mais uma vez agradecer a UTE Pampa Sul, que está sempre apoiando as nossas iniciativas”, frisou. 

Na avaliação do analista socioambiental da UTE Pampa Sul, Fulgêncio de Amorin Duarte, o encontro foi um sucesso. “E, para nós, uma satisfação poder realizar e participar de todas as trocas de vivências e compartilhamento de experiências entre comunidades da zona rural e urbana dos municípios de Candiota e Hulha Negra. Acreditamos este ter sido o primeiro de outras tantas feiras que poderão acontecer, conforme o envolvimento das comunidades. Foi também um importante momento para a integração das atividades dos programas de educação ambiental que são desenvolvidos durante a implantação da Usina, com mostra de trabalhos e apresentações artísticas. Foi um domingo muito proveitoso para todos os envolvidos”, avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário