terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Jornal Tribuna do Pampa (Candiota) - 15 e 16 de dezembro de 2015




LEIA A NOTÍCIA:

Estrada entre João Emílio e Seival começa a receber melhorias
Obra de 10KM faz parte do processo de compensação ambiental para a construção da nova usina

O movimento de má- quinas está intenso na estrada João Emílio-Seival, trecho da antiga ERS-084, que ligava Bagé a Pelotas. No local estão sendo executados vá- rios serviços para melhorar as condições da via. A prefeitura de Candiota firmou convênio com a Tractebel Energia, empresa que está construindo uma termelétrica de 340 megawatts em Seival - a Pampa Sul (Miroel Wolowski), para que a mesma realize as melhorias na estrada a título de compensação ambiental. 
Os 800 metros da via que abrangem o bairro João Emílio serão asfaltados e terão pista dupla. A pista que ficará ao lado da parte habitada será destinada a veículos leves. Já a outra será reservada para veículos pesados. "Serão calçada, 12 metros, mais calçada. Depois, 12 metros mais calçada. Foi projetado para garantir que a comunidade tenha baixo impacto", explica o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Artemio Parcianello. 
No restante da estrada estão em andamento os serviços de abertura, alargamento e encascalhamento, bem como um desvio de 1,8 quilômetro que está sendo feito para evitar que os veículos com destino à UTE Pampa Sul, principalmente ônibus e caminhões, trafeguem por dentro da localidade de Seival. A construção da nova via foi uma demanda levantada pela comunidade durante o processo de audiências públicas, realizadas no ano passado, para que a Tractebel Energia obtivesse o licenciamento ambiental prévio do empreendimento. O trecho de 1,8km foi cedido ao domínio público mediante indenização aos nove proprietários dos lotes. 
A previsão é de que os trabalhos na estrada, que estão sendo realizados pela equipe da Construtora Rimarco, de Passo Fundo, sejam concluídos daqui a dois meses. Após isso, a Tractebel Energia ficará responsá- vel pela manutenção da via até a usina ficar pronta em dezembro de 2018. 

AGILIDADE - Segundo o gerente Socioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Roger Stamm, a empresa enaltece o trabalho da equipe técnica da prefeitura de Candiota e do prefeito Luiz Carlos Folador. "Agradecemos pela agilidade e competência na liberação da referida obra. Esta obra tem por objetivo dar conforto às comunidades da João Emílio e Seival, minimizando o trânsito de veículos e caminhões nas estradas próximas as localidades. Houve um atraso no andamento das atividades de melhoria da estrada devido as incessantes chuvas ocorridas em outubro e novembro. Acreditamos que, com a melhoria das condições climáticas locais, possamos recuperar algum atraso ainda existente", destacou o executivo. 
Após concluída as obras, a empresa que ficará responsável pela manutenção do trecho ainda não foi definida. "A escolha dependerá da performance e competência das empresas nesta obra", disse Stamm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário