LEIA A NOTÍCIA:
LEIA A NOTÍCIA:
LEIA A NOTÍCIA:
Parceria para o desenvolvimento de Candiota e Hulha Negra
No ano em que comemora o 30º aniversário de emancipação de Candiota e Hulha Negra, a UTE Pampa Sul renova seu compromisso com os municípios investindo em parcerias que beneficiam as comunidades promovendo melhora na qualidade de vida, geração de renda e bem-estar social. Exemplo é a construção da rede adutora de água de Hulha Negra.
O gerente da UTE Pampa Sul, Daniel Mahl, destaca que a importância regional estratégica do empreendimento se estende para além da geração de energia. “Entendemos que precisamos estar presentes e atentos com as demandas regionais e procuramos sempre que possível ser parceiros de Candiota e Hulha Negra. Aproveitamos a oportunidade para parabenizar os dois municípios pelo aniversário e renovamos nosso comprometimento em colaborar com o desenvolvimento regional e com as comunidades”, finaliza Mahl.
Dentre as atividades em execução, se destacam a obra da rede adutora de água de Hulha Negra, que será um importante marco para a solução do histórico problema de abastecimento do município, já que permitirá a captação de água na barragem da UTE Pampa Sul. Além da adutora, uma Estação de Tratamento de Água (ETA) foi construída pela Usina. A expectativa é que ainda no primeiro semestre de 2022 a obra esteja concluída.
“Além desses grandes projetos, desenvolvemos atividades com as comunidades de Seival e Trigolândia, que são nossos principais vizinhos, com ações de educação, cidadania e responsabilidade ambiental. Podemos citar também nossos programas relacionados a proteção e recuperação da fauna e flora e todas as medidas de monitoramento da qualidade do ar que são adotadas visando a preservação ambiental dos municípios”, argumenta Mahl.
Em operação comercial desde junho de 2019, a UTE Pampa Sul conta atualmente com, aproximadamente, 700 colaboradores diretos e indiretos. O empreendimento tem autorização de operação por 25 anos, gerando energia suficiente para atender cerca de 1,3 milhões de pessoas, contribuindo com o desenvolvimento regional e aumentado a confiabilidade do sistema elétrico nacional.
LEIA A NOTÍCIA:
Associação de Moradores de Seival comemora expectativa de que quadra poliesportiva saia do papel Amors e Executivo buscam a reabertura da conta bancária para captação de recursos
A percepção de que faltava, na comunidade, um espaço para a realização de esportes adequado e sem limitações climáticas, levou ao sonho do projeto de uma quadra poliesportiva em Seival coberta por parte da Associação de Moradores da localidade, a Amors. Atualmente, o projeto está pronto e necessita da reabertura da conta da Associação que receberá os recursos necessários para a construção do ginásio.
Ao Tribuna do Pampa, o presidente da Amors, Moisés Rodrigues, está otimista que realmente os trâmites necessários sejam concluídos e que de fato a obra saia do papel. Ele relembrou a trajetória e explicou o empenho para a reabertura da conta. “Em 2017 ocorreram as primeiras reuniões, com a participação de Fulgêncio Amorim, da Engie, que nos orientou acerca da possibilidade de captação de recursos através da Lei de Incentivo ao Esporte. Reunimos documentações, primeiro passo foi incluir o esporte na Associação de Moradores de Seival (Amors), ocasião em que a escolinha Seival de Futebol, que já era atuante na localidade através do Denilson Aquere e atendia mais de 60 crianças, começou a fazer parte da Associação. Em 2018 o projeto entrou no Ministério do Esporte, foi aprovado e saiu no Diário Oficial. Abrimos conta no Banco do Brasil em 2019 para captação de recursos. Em 2021 a conta encerrou de forma automática, pois tinha validade de dois anos. Porém, com a pandemia de Covid-19, o prazo para captação de recursos foi estendido até junho deste ano”.
Ainda conforme Rodrigues, houve um atraso nas tramitações porque havia um contrato entre a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Esporte, hoje da Cidadania, que findou em 2019, fazendo com que os projetos ficassem parados por falta de fiscalização da Caixa. O presidente contou também, que em janeiro de 2022 buscou auxílio na Prefeitura de Candiota. “O Flávio Sanches nos deu apoio através do deputado federal Sanderson, que de Brasília contatou a Caixa Federal e o contrato foi assinado com o Ministério em janeiro. Hoje corremos atrás da reabertura da conta, porém mais confiantes. “Estamos na expectativa que saia essa obra devido a importância que terá para Seival esta área de lazer em razão da distância com o ginásio municipal, acarretando aumento de falta de oportunidades. A escola poderá utilizar para educação física. É para a todos”, completou. Quanto a recursos, Moisés lembra que uma empresa já se propôs a repassar, de forma legal, o valor de impostos para a obra. “Buscaremos apoio de outras empresas e da própria Prefeitura de Candiota, inclusive já tivemos sinalização positiva do prefeito Luiz Carlos Folador”, comemora.
O GINÁSIO – O projeto da quadra poliesportiva Seival, tem previsão de área construída de mais de 1,100 mil metros quadrados, com uma quadra de 18×30 m com circulação de jogadores, arquibancada com 138 lugares, banheiros para público em geral com acessibilidade, vestiários para jogadores com acessibilidade, salas de aulas teóricas, depósito e recepção. Quando projetada, a obra estava avaliada em mais de R$ 1,2 milhão, valor que deve passar por atualização. A área para obra foi cedida na administração anterior para a Amors em comodato por 25 anos, no local onde existe a quadra simples, descoberta, em Seival.
LEIA A NOTÍCIA:
LEIA A NOTÍCIA: