sábado, 29 de junho de 2019

Rádio Difusora (Bagé) - 29 de junho de 2019


LEIA A NOTÍCIA:

UTE PAMPA SUL INICIA OPERAÇÃO COMERCIAL
A Usina Termoelétrica Pampa Sul obteve, nesta sexta-feira, 28 de junho, a autorização para começar a operar comercialmente. A Declaração de Operação Comercial foi emitida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e representa a finalização da fase de implantação da Usina, que pertence a ENGIE Brasil Energia. O empreendimento teve investimento de mais de R$ 2 bilhões.
A UTE Pampa Sul, que foi viabilizada no leilão de energia A-5 de novembro de 2015, tem 345 MW de potência e durante sua implantação, no pico máximo de movimentação, alcançado no primeiro semestre de 2018, chegou a gerar mais de cinco mil postos de trabalho. 
Na operação comercial, a Usina vai empregar diretamente 100 pessoas e cerca de mais 100 colaboradores com dedicação exclusiva. Se considerados também os postos de trabalho gerados no entorno da Usina para atender a suas demandas de infraestrutura, a expectativa é que, aproximadamente, 400 pessoas terão oportunidades de trabalho.

Ações socioambientais
Durante os quatro anos de implantação da UTE Pampa Sul, uma série de programas socioambientais foram desenvolvidos com o objetivo de promover ações capazes de evitar, mitigar ou compensar danos ambientais, assim como otimizar os investimentos sociais que ainda se encontram em andamento na região.
Todas as ações socioambientais estão sendo, desde o início, supervisionadas pelos técnicos do IBAMA, cujos resultados foram fundamentais para a emissão Licença de Operação (LO) da Usina emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no dia 13 de junho de 2019.
Dentre as mais recentes atividades que representam ganhos para as comunidades de Candiota e Hulha Negra, destacam-se as obras de pavimentação da estrada que liga a mineradora Copelmi até a UTE Pampa Sul, a instalação de uma Estação de Tratamento de Água em Candiota, um reservatório de água para a comunidade do Seival, com capacidade total de 100 metros cúbicos e a possibilidade de captação de água do reservatório da Usina para a comunidade de Hulha Negra, cuja Estação de Tratamento de Água na comunidade da Trigolândia e de uma adutora estão em fase de licenciamento ambiental pela Prefeitura da cidade, que enfrenta problemas históricos de disponibilidade hídrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário