sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Jornal Tribuna do Pampa (Candiota) - 30 de novembro de 2018


LEIA A NOTÍCIA:

Hulha Negra/Candiota: UTE Pampa Sul dá continuidade a curso de produção de repelentes naturais
Módulo foi ofertado com foco em animais domésticos

Aconteceu recentemente o segundo módulo do curso de repelentes aturais ofertado pela UTE Pampa Sul em Hulha Negra e Candiota. O curso é uma das iniciativas desenvolvidas pelo Subprograma de Controle de Pragas e Vetores em execução durante a etapa de implantação da Usina.

A proposta da atividade é de repassar informações teóricas e práticas sobre a produção de repelentes naturais. Assim, todos os participantes recebem, durante o curso, uma cartilha que contém receitas de repelentes, produtos para as primeiras produções e um certificado de realização do curso.

Em Hulha Negra, o curso foi ministrado pelo médico veterinários Giovani da Silva, do Instituto Cultural Padre Josimo, parceiro do projeto, e contemplou uma turma da Associação Bicho Amigo, um grupo de idosos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e os alunos da Educação de Jovens e Adultos da escola Dalva Medeiros. Já em Candiota, o curso foi ministrado para um grupo de feirantes e de idosos do CRAS.

No total, por meio de propostas de receitas práticas e simples, que descrevendo sua elaboração de forma resumida e sucinta e apresentando as técnicas de preparo e o modo de usar as plantas medicinais na medicina veterinária alternativa, o segundo módulo do curso contemplou dez turmas durante o segundo semestre de 2018.

Cabe ressaltar que os repelentes naturais não possuem os mesmos efeitos que os repelentes industrializados, que seu uso requer atenção e que deve ser entendido como uma alternativa natural, eficiente e de baixo custo para a proteção de humanos e animais contra insetos vetores.

Sobre a participação da ONG Bicho Amigo de Hulha Negra em um curso do segundo módulo, o gerente socioambiental da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), Hugo Roger Stamm, conta que a iniciativa em convidar os integrantes da ONG para a realização do curso surgiu após uma matéria do Jornal Tribuna do Pampa, em que os integrantes relatavam dificuldades com a comum proliferação de pulgas e carrapatos entre animais de rua. "A iniciativa tem como objetivo oferecer uma ferramenta alternativa, eficaz e de baixo custo para o trabalho desenvolvido pela ONG", afirmou..

Com relação ao curso, a voluntárias da Bicho Amigo, Naiara Martins, disse ter sido uma experiência muito interessante e que fará diferença no dia-a-dia. "aprendemos a preparar produtos naturais e que poderemos ajudar os animais utilizando recursos naturais, tanto para a prevenção como para o tratamento de sintomas" relatou Naiara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário