segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Jornal Tribuna do Pampa (Candiota) - 12 de outubro de 2018



LEIA A NOTÍCIA:

Oportunidade: Parceria possibilitará vagas de empregos pelo Sine para a Seival Sul Mineração em Candiota
Serão disponibilizadas 200 vagas em duas etapas

Já estão sendo aceitos diretamente no Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Candiota, currículos para contratações pela Seival Sul Mineração (SSM), responsável pelo projeto Mina do Seival, que tem como concessionária a empresa Copelmi. 

As vagas através do Sine cumprem um compro misso assumido pela empresa com o município para que a maior parte da mão-de-obra fosse local. Para isso, foi firmada uma parceria entre os diretores da Copelmi, o Sine e a Prefeitura de Candiota. 

Uma reunião no gabinete do prefeito Adriano dos Santos na quarta-feira (10), com a presença do pre feito Adriano dos Santos, secretária de Ação Social, Trabalho e Renda Sandriane Braga, secretário geral de Governo, Artêmio Parcianello, secretário de Obras Renato Cunha (Renatão), coordena dor do Sine, Maicon Borges e o jornal Tribuna do Pampa, convidado a participar, teve por objetivo esclarecer de que forma as contratações serão realizadas, bem como apresentar o processo extração e envio do carvão mineral para o abastecimento da UTE Pampa Sul, que está em fase de construção na localidade de Seival, em Candiota. 

Na oportunidade, o engenheiro de Minas e atual diretor de operações da Copelmi e diretor técnico da SSM Alexandre Grigorieff e o gerente geral de controle da Copelmi, Nelson Kadel Júnior, após mostrarem um vídeo sobre o processo do carvão e as instalações da Mina aos presentes, explicaram de que forma ocorrerá a contratação. 

Segundo Kadel Júnior, quando a unidade estiver em pleno funcionamento de todos os processos em razão das necessidades da UTE Pampa Sul, haverá o trabalho na mina e na planta de beneficiamento, o que necessitará de cerca de 200 trabalhadores, que ocuparão vagas de motoristas, operadores de máquinas, mecânicos, eletricistas e serviços gerais, além de especialistas para laboratórios, segurança no trabalho, meio ambiente e área administrativa, entre outros. “Iremos primar pela contratação de moradores de Candiota conforme nosso propósito e com valorização do trabalho feminino, desde é claro, que os candidatos contemplem os requisitos exigidos para a função. Em razão disso o processo de contratações diretas ou terceirizadas se dará através do Sine, que ficará responsável pela captação dos candidatos. Claro que, possivelmente, algumas vagas acabarão sendo preenchidas por especialistas de outras localidades, isto por que também será necessário contarmos com técnicos da empresa de outra unidade”, explica o gerente geral da Copelmi. 

Questionado quanto ao prazo de seleção e contratação, o engenheiro Grigorieff relatou que o objetivo é fazer uma seleção a curto prazo entre os meses de outubro e novembro, pois as contratações se darão em duas etapas, uma imediata e outra próximo ao início de operação da UTE Pampa Sul. “As primeiras contratações imediatas logo passarão por um primeiro treinamento na cidade de Butiá. Esses treinamentos também ocorrerão, posteriormente, em Candiota e diretamente na mina através de uma operação assistida. Quanto aos demais contratos, ficarão pré-selecionados e serão chamados cerca de três meses antes da operação da nova usina”, expõe o engenheiro.

Conforme o prefeito Adriano, o aproveitamento da mão-de-obra local será muito importante para o município. “Uma mina como a da Copelmi, com capacidade de extração de quase 3 milhões de toneladas de carvão por ano, é extremamente importante e essa parceria possibilitará proporcionar ainda mais oportunidade de emprego para a nossa população e, consequentemente uma melhora na economia no município”, afirma o prefeito. 

Os currículos devem ser entregues direta mente na agência do Sine de Candiota, localizada na avenida Luiz Chirivino, na Sede do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário