LEIA A NOTÍCIA:
Mostra Pedagógica: Alunos de assentamentos apresentam
projeto para recuperar nascentes
em Candiota e Hulha Negra
O projeto foi apresentado em Bagé durante a etapa regional
Estudantes de uma escola
de assentamento
da reforma agrária de
Hulha Negra participaram
na última terça-feira (10)
da 3ª Mostra Pedagógica
do Centro dos Professores
do Estado do Rio Grande
do Sul (Cpers) e da 1ª
Mostra Pedagógica do 17º
núcleo do sindicato. As
atividades foram realizadas
na Universidade Federal
do Pampa (Unipampa),
em Bagé.
Nessa etapa regional,
a Escola Estadual de
Ensino Fundamental Chico
Mendes, localizada no Assentamento
Santa Elmira,
em Hulha Negra, apresentou
um trabalho sobre
a proteção das águas do
Pampa, que tem o objetivo
de recuperar 24 nascentes
em Candiota e Hulha Negra.
Na própria instituição
há uma fonte que está sendo
cuidada e recuperada
pelos estudantes.
O intuito do projeto
também é preservar
as águas da superfície,
socializar conhecimentos
entre agricultores e elevar
o nível de consciência sobre
a necessidade de proteger
as águas do Bioma
Pampa. A iniciativa, que
foi realizada com a Usina
Termoelétrica Pampa Sul
e com o apoio do Instituto
Cultural Padre Josimo, foi
selecionado na categoria
Séries Finais e será exposto
numa próxima etapa no
mês de outubro em Porto
Alegre.
Para a professora
Cenira Hahn, que acompanhou
os estudantes, as
mostras evidenciam os trabalhos
que são realizados
pelos filhos de assentados
na escola Chico Mendes.
“É preciso fortalecer cada
vez mais a nossa luta, mostrando
na prática a riqueza
pedagógica desenvolvida
em nossas escolas públicas”,
disse.
Também foram selecionados
para a etapa
estadual outros trabalhos
da Escola Estadual Justino
Quintana, de Bagé, na
categoria Séries Finais, e
da Escola Estadual Bernardino
Ângelo, de Dom
Pedrito, no Ensino Profissionalizante.
Conforme
Delcimar Delabary, vice-diretora do 17º núcleo do
Cpers, as exposições reforçam
que “a escola pública
dá certo”. “Elas mostram
que temos trabalhos extraordinários”,
avaliou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário