segunda-feira, 15 de junho de 2020

Rádio Difusora (Bagé) - 12 de junho de 2020


LEIA A NOTÍCIA:

UTE PAMPA SUL E PREFEITURA DE HULHA NEGRA DISCUTEM DETALHES DA OBRA DA ETA E ADUTORA DE ÁGUA DO MUNICÍPIO

Uma reunião entre representantes da UTE Pampa Sul e da Prefeitura de Hulha Negra discutiu os detalhes e andamento das obras de implantação da primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) do município e da rede adutora de água, que permitirá o abastecimento da comunidade de Hulha Negra a partir da água do reservatório da barragem da Usina.
Estiveram presentes, o Prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, o Secretário de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, Héctor Bastide, o chefe de gabinete, Elias Ritta, e, representando a UTE Pampa Sul, o engenheiro Marcos Lopes e o técnico em mecânica, Anderson Cougo.
“Estamos trabalhando com a expectativa de conclusão da obra da ETA no final de junho e, até o final do mês seguinte, deveremos concluir a contratação da empresa que executará a obra de implantação da rede adutora de água. A previsão é que a construção, montagem e testes da adutora sejam concluídos até o final de dezembro de 2020”, explica o gerente da UTE Pampa Sul, Renato Schmidt Barbosa.
O Prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, pontua que Hulha Negra é abastecida por poços artesianos e que, historicamente, o município sofre com a falta de água potável. “Esta obra de construção da ETA é de extrema relevância para Hulha Negra. Através desta Estação será possível inserir uma nova forma de captação de água potável que deve amenizar os recorrentes impasses de racionamento de água”.
A nova ETA e a rede adutora estão sendo viabilizadas pela UTE Pampa Sul, em parceria com a Prefeitura de Hulha Negra. A ETA terá capacidade de tratamento de 20m cúbicos de água por hora, está sendo instalada na Trigolândia, próximo ao Clube Concórdia e já registra um avanço de, aproximadamente, 70% na obra.
Já a adutora terá 7,9 km e pode ser entendida como uma nova rede de água, responsável por fazer a interligação entre a barragem da UTE Pampa Sul e a ETA, permitindo que o município seja abastecido pelo reservatório de água da Usina. Como a adutora passará pela estrada que liga a Trigolândia até a Estação de Captação de Água Bruta (ECAB) localizada próxima a Usina, foi necessário contratar um projeto para a obra, o que garantirá mais segurança e qualidade para a obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário