sábado, 8 de setembro de 2018

Rádio Difusora (Bagé) - 06 de setembro de 2018


LEIA A NOTÍCIA:

Reservatório de água da barragem da Usina Pampa Sul está pronto

O volume de chuva acumulado nos últimos meses fez com que o reservatório de água da barragem da Usina Termoelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski) enchesse, atingindo sua cota normal de operação e, com isso, dando por concluído o enchimento do Reservatório J2.

O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul Hugo Roger Stamm, explica que, quando estiver em operação comercial, a Usina demandará, aproximadamente, 0,26 m3/s de água, a ser destinada predominantemente para o sistema de resfriamento (torres de resfriamento), onde parte da água será evaporada e devolvida ao ambiente. Visando suprir essa demanda, a construção da barragem foi necessária para a formação do reservatório, chamado de Jaguarão 2.

O reservatório está localizado na divisa dos municípios de Candiota e Hulha Negra e foi formado a partir do barramento do rio Jaguarão e mais uma Área de Proteção Permanente (APP) de 160,41 ha, totalizando 530,7 ha.

Foram realizadas ações na área de preservação permanente (APP) do reservatório de água como a remoção das cercas antigas, o isolamento de toda a área do reservatório, a sinalização de “Atenção” nos acessos interrompidos pelo, a implantação de corredores de dessedentação para o gado dos proprietários vizinhos, e o transplante em novas áreas de parte das espécies vegetais resgatadas da APP do Rio Jaguarão, que foram suprimidas para a formação do reservatório.

Além da captação de água para uso na UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), o reservatório Jaguarão 2 auxiliará também parte do abastecimento de água dos municípios de Candiota e Hulha Negra, por meio da implementação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) com sistema de captação em cada município. No caso de Candiota, a ETA já foi construída e está em operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário