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UTE Pampa Sul: Iniciam os testes com carga na correia
transportadora de carvão da UTE Pampa
Sul
Esta é a última etapa do comissionamento da estrutura
antes da conclusão da obra
O comissionamento da Correia Transportadora de Carvão iniciou uma nova etapa com os
testes com carga de carvão. A ação foi possível após a conclusão dos testes sem carga, que
incluíram inspeções elétricas e mecânicas dos equipamentos em isolado e em conjunto, e
das lógicas/alarmes do sistema de supervisão e controle (intertravamento entre correias
da Copelmi, correia tubular e correia do pátio da Pampa Sul, curvas de partida e parada
dos inversores, entre outros), atestando que o sistema se encontra pronto para realização
dos testes com carga.
Na nova etapa, a correia transportadora de carvão tubular e a correia do pátio de carvão da
usina deverão atender a uma rampa de carga. O gerente socioambiental da UTE Pampa
Sul (Miroel Wolowski), Hugo Roger Stamm, detalha que os testes iniciaram com 20% da
capacidade de carga, na sequência a capacidade foi aumentada para 40%, depois 60%,
passará à 80%, até que rodará com carga nominal de 100% da capacidade, chamado de
“Teste de Aceite”.
Nos primeiros dias, os testes têm duração de oito horas com o objetivo de corrigir
possíveis problemas e realizar ajustes, enquanto que os últimos dois dias de testes terão
duração de 12 horas.
“O sucesso dos testes resultará no “Termo de Aceite” do sistema pela
proprietária da estrutura, a UTE Pampa Sul, dando por concluída a obra da Correia
Transportadora de Carvão e deixando-a apta para a operação comercial”, destaca Stamm.
O gerente explica ainda, que os testes com carga têm como o objetivo confirmar se o
sistema, incluindo todos os equipamentos e, principalmente a correia tubular, os motores
da correia tubular, a balança, os inversores, a correia do pátio da Pampa Sul e o carrinho
de descarga do carvão no pátio, conseguem entregar ou transportar, com confiabilidade, a
quantidade de carvão necessária para a Usina.
Além disso, são executados em paralelo aos testes, monitoramentos constantes de
emissões atmosféricas, em pontos localizados na Vila Seival, utilizando amostradores de
grande volume (Hivol), e da intensidade dos ruídos, com leituras em 10 pontos ao longo da
correia.
“Todas as leituras serão realizadas durante o período diurno, sendo que no “Teste
de Aceite”, quando a Correia estará transportando 100% de capacidade de carga, também
será realizada leitura noturna. Estes monitoramentos são importantes para avaliar se a
correia irá se comportar conforme o projeto e para que possamos prevenir que durante a
operação não ocorram problemas ao meio ambiente. Os testes de ruídos e de
monitoramento de emissões atmosféricas são fundamentais para o sucesso dos testes e
emissão do “Termo de Aceite” da correia, alerta Stamm.
Durante os testes, serão utilizadas 15 mil toneladas de carvão, sendo que, em torno de, 14
mil toneladas deste carvão ficarão compactadas no pátio da Mineradora Copelmi,
enquanto mil toneladas serão compactadas no pátio da UTE Pampa Sul.
“A Correia Transportadora de Carvão é do tipo tubular, a qual requer ajustes em vários pontos de
sua extensão, potencializados ainda mais pelo comprimento de 4 km e estrutura
curvilínea, fato que demonstra não se tratar de um transporte comum e por isso,
demandou profissionais e empresa qualificada para construção e comissionamento.
Com o esforço de todos, chegamos à última etapa da implantação da estrutura com
sucesso e, logo, ela estará concluída”, finaliza Stamm.
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